04/01/2026, 18:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05/01/2026, 15:14 por ferrarezi.)
Vinte e três longos anos se passaram, e eu não aprendi a lidar com meu público. Né? 
Em 2017 eu fui aprovado e nomeado para um cargo, que por muito tempo sonhei: professor de informática.
Nesse tempo, eu já tinha extrema confiança no Guga (ainda tenho!), e uma grande missão pela frente.
Na ocasião, larguei o jogo pro Guga cuidar. Obrigado, Guga!
Em 2020, na pandemia a minha vida sossegou mais, e consegui voltar para a "civilização".
Voltei a brincar com MU.
Em 2021 eu fui transferido pra minha terra natal, e a tranquilidade me deu confiança pra assumir o MU novamente, de vez.
Mais uma vez, obrigado Guga por ter cuidado sozinho do game durante 4 anos. Eu sei o quanto isso te custou psicologicamente.
Nesse mesmo 2021, ao assumir o controle do IconeMU novamente, eu resolvi tentar me aproximar pra entender a galera do game.
Acho que foi meu maior erro. E algumas pessoas do jogo até me disseram isso... tinham razão!
Grande, enorme arrependimento.
É verdade que conheci gente legal, talvez uma meia dúzia de malucos aí, mas as decepções foram bem maiores!!!
Decepções essas que se encerraram essa última semana. Deu-se. Foi a gota. Fim.
Do dia 01/01/2026 em diante, o IconeMU voltou a ser, pra mim, uma fonte de renda. E só.
Gosto do trabalho TÉCNICO; é um estímulo pra seguir estudando, treinando e aprendendo mais sobre programação de computadores e as tecnologias associadas, de forma prática.
O jogo é ótimo pra mim enquanto professor. Muitas experiências boas pra passar aos alunos.
Ainda bem que não preciso passar a eles o aspecto social envolvido nessa merda...
Diversão com relacionamento social, não mais. Obrigado. Apenas programando mesmo...
Se procura um amigo, um camarada, um cara que vai te ouvir, te ajudar, te dar conselhos e conversar com vc sobre vida pessoal ... não é mais aqui.
Até 31/12/2025 tinha um otário aqui que valorizava socializar no game. Hoje, não mais.
Hoje esse otário morreu. Na verdade, renasceu.
Apanhou tanto, que aprendeu e percebeu que nunca valeu a pena.
O otário vai cuidar da família, do trabalho de professor, da saúde... e parar de fazer coisas erradas, tais como:
- Coibir racismo e afins no ambiente do jogo, pois assim será processado e acionado pelos órgãos de fiscalização, além de ser acusado de fazer "punições seletivas";
- Investigar e explicar supostos problemas do jogo para meia dúzia de imbecis, que no fim dirão que tal otário é conivente e acoberta fulano ou cicrano;
- Buscar melhorias para a competitividade sadia no jogo, pois assim estaria sempre "ouvindo choro" e manipulando o jogo para favorecer os "queridos";
- entre tantas outras que nem vale a pena citar. Já nem sei mais se eu fiz algo de CERTO no game.
Assim, depois desse curto desabafo (sim, a vontade era citar nomes e ocasiões, uma por uma), venho comunicar algumas mudanças drásticas que ocorrerão daqui pra frente:
- Roleta encerrada
A roleta do mês, que eu fazia pra interagir e brindar os investidores, considero algo social, e portanto tá fora.
- Fim dos troféus
Esta temporada ainda tem, para a Guild que vencer. Se quiserem... Só porque já estava "prometido".
Depois disso ... pra que troféu, já que é tudo roubado, manipulado e mal configurado, né não?
- Lives encerradas
Por enquanto, a live ficará mostrando o placar do Castle Siege, apenas.
Logo farei uma interface para mostrar a pontuação dentro do jogo mesmo, que é suficiente.
Tenho coisas menos otárias pra fazer aos domingos, e não vou mais me privar delas.
- CareCoins estão guardados
Manda um e-mail ou chama no WhatsApp (que ainda existe), e seus CareCoins serão convertidos em Bonu$.
Envie seu nome na Twitch e o login do game que vai receber os Bonu$.
A conversão será de 1 para 100. Cada 1 CareCoin, 100 Bonu$.
- MUFC enterrado
Pensei em voltar, mas agora des-pensei, a não ser que um dia tenha tempo pra automatizar tudo.
Muito sacrifício pra zero benefício.
- Atendimento limitado
Apenas questões TÉCNICAS. E nada mais...
Perdeu conta, perdeu senha, está sendo vítima de crime, "bugou" alguma coisa... ok.
Pra conversar, pedir, chorar ... procura outro "ombro amigo".
- Em resumo:
Tudo que envolve relacionamento social, está descartado
Tudo que envolve dedicar tempo de forma "manual", em caso específico, adeus.
Temos sistemas para resolver quase tudo; e o que não temos, logo teremos.
Ah, e teremos também, em breve, uma IA pra lhe atender no WhatsApp, em meu lugar...
Acho que ninguém aí dedicou seu tempo ou gastou dinheiro para ser meu amigo, para ter carinho ou jogar conversa fora.
Ao contrário, alguns gastaram, ganharam temporadas, e com isso se acharam no direito de me considerar um inimigo. Os novos donos do jogo.
Todos gastaram seus recursos pra ter um bonequinho bonitinho e fortinho, e isso continua disponível.
O brinquedo está funcionando, e seguirá funcionando com a mesma qualidade que sempre teve. Trampo do otário aqui.
Não vou largar o servidor, JAMAIS.
Apesar de eventualmente cansado, ou sem tempo, eu amo mexer nesse jogo, e reafirmo que vou continuar mexendo enquanto tiver saúde pra isso, ainda que tenham 2 ou 3 jogadores. Do meu jeito e no meu tempo, as coisas vão continuar funcionando, e vão sempre melhorar. Como sempre foi, sempre será.
E vc pode estar pensando: mas é só uma fase...
E eu concordo. É uma fase sim, que logo passa. Mas logo vem outra.
É um ciclo vicioso, de petulância, de soberba, de arrogância.
E o pior: de acusações infantis e de demonstração gratuita de déficit intelectual, que dão nojo.
Coisas com as quais eu, definitivamente, não mais vou lidar. Infelizmente não sou um cara paciente...
Seja por gastar muito dinheiro, seja por ganhar uma temporada, seja por reportar um bug (ainda que não seja bug), sempre tem alguém que se sente com um poder sobrenatural para dizer coisas que eu não tô afim de ler/ouvir. Não mais.
E já que vc leu até aqui, vou deixar uma mensagem final para os três tipo de pessoas que espero encontrar com essa mensagem:
1. A pessoa da "tese conspiratória":
- O servidor vai falir.
- O Leandro está dizendo isso porque está com medo de ser processado.
- Chorão do caralho, ganhou 50 mil reais do MU no final do ano e fica fazendo drama.
- Tá querendo esconder tudo que faz de errado.
Bem, pra vc, do tipo 1, meu mais sincero FODA-SE!
2. A pessoa que reconhece meu trabalho, e a estupidez de grande parte do público:
- A você, peço: contenha-se. Não precisa lamentar nem me trazer palavras de conforto.
- Estou bem, estou ótimo, de saúde física e mental. Ah, financeiramente também.
A você, do tipo 2, meu agradecimento pelo reconhecimento.
3. A pessoa que vai entender, e ficar 'calada':
- A você meu profundo sentimento de admiração.
- Obrigado por isso. O mundo precisa de mais gente como vc.
Aqui começa uma nova fase.
E vamos FALIR da seguinte maneira:
Dia 11/01 começa a Temporada #41.
Com ela já virão as Armas Manticore.
E o que mais vem por aí, já que o ano está só começando ...
- Arvore de skill reformulada, com a cara do IconeMU;
- Brincos;
- Novas montarias (cavalo azul e dragão azul);
- Liberação dos pets Muun, com efeitos significativos pra nossa realidade;
- Novo sistema de Harmony;
- Configuração e liberação da classe Slayer;
- Reconfiguração e reativação do sistema elemental/pentagramas em PVP;
- Sistema de quests interno;
- Novo site e identidade visual;
- entre tantas outras possibilidades ...
De maneira técnica, sem emoção e sentimento algum, mas jamais com inverdade, eu te desejo um Feliz 2026.
Em 2017 eu fui aprovado e nomeado para um cargo, que por muito tempo sonhei: professor de informática.
Nesse tempo, eu já tinha extrema confiança no Guga (ainda tenho!), e uma grande missão pela frente.
Na ocasião, larguei o jogo pro Guga cuidar. Obrigado, Guga!
Em 2020, na pandemia a minha vida sossegou mais, e consegui voltar para a "civilização".
Voltei a brincar com MU.
Em 2021 eu fui transferido pra minha terra natal, e a tranquilidade me deu confiança pra assumir o MU novamente, de vez.
Mais uma vez, obrigado Guga por ter cuidado sozinho do game durante 4 anos. Eu sei o quanto isso te custou psicologicamente.
Nesse mesmo 2021, ao assumir o controle do IconeMU novamente, eu resolvi tentar me aproximar pra entender a galera do game.
Acho que foi meu maior erro. E algumas pessoas do jogo até me disseram isso... tinham razão!
Grande, enorme arrependimento.
É verdade que conheci gente legal, talvez uma meia dúzia de malucos aí, mas as decepções foram bem maiores!!!
Decepções essas que se encerraram essa última semana. Deu-se. Foi a gota. Fim.
Do dia 01/01/2026 em diante, o IconeMU voltou a ser, pra mim, uma fonte de renda. E só.
Gosto do trabalho TÉCNICO; é um estímulo pra seguir estudando, treinando e aprendendo mais sobre programação de computadores e as tecnologias associadas, de forma prática.
O jogo é ótimo pra mim enquanto professor. Muitas experiências boas pra passar aos alunos.
Ainda bem que não preciso passar a eles o aspecto social envolvido nessa merda...
Diversão com relacionamento social, não mais. Obrigado. Apenas programando mesmo...
Se procura um amigo, um camarada, um cara que vai te ouvir, te ajudar, te dar conselhos e conversar com vc sobre vida pessoal ... não é mais aqui.
Até 31/12/2025 tinha um otário aqui que valorizava socializar no game. Hoje, não mais.
Hoje esse otário morreu. Na verdade, renasceu.
Apanhou tanto, que aprendeu e percebeu que nunca valeu a pena.
O otário vai cuidar da família, do trabalho de professor, da saúde... e parar de fazer coisas erradas, tais como:
- Coibir racismo e afins no ambiente do jogo, pois assim será processado e acionado pelos órgãos de fiscalização, além de ser acusado de fazer "punições seletivas";
- Investigar e explicar supostos problemas do jogo para meia dúzia de imbecis, que no fim dirão que tal otário é conivente e acoberta fulano ou cicrano;
- Buscar melhorias para a competitividade sadia no jogo, pois assim estaria sempre "ouvindo choro" e manipulando o jogo para favorecer os "queridos";
- entre tantas outras que nem vale a pena citar. Já nem sei mais se eu fiz algo de CERTO no game.
Assim, depois desse curto desabafo (sim, a vontade era citar nomes e ocasiões, uma por uma), venho comunicar algumas mudanças drásticas que ocorrerão daqui pra frente:
- Roleta encerrada
A roleta do mês, que eu fazia pra interagir e brindar os investidores, considero algo social, e portanto tá fora.
- Fim dos troféus
Esta temporada ainda tem, para a Guild que vencer. Se quiserem... Só porque já estava "prometido".
Depois disso ... pra que troféu, já que é tudo roubado, manipulado e mal configurado, né não?
- Lives encerradas
Por enquanto, a live ficará mostrando o placar do Castle Siege, apenas.
Logo farei uma interface para mostrar a pontuação dentro do jogo mesmo, que é suficiente.
Tenho coisas menos otárias pra fazer aos domingos, e não vou mais me privar delas.
- CareCoins estão guardados
Manda um e-mail ou chama no WhatsApp (que ainda existe), e seus CareCoins serão convertidos em Bonu$.
Envie seu nome na Twitch e o login do game que vai receber os Bonu$.
A conversão será de 1 para 100. Cada 1 CareCoin, 100 Bonu$.
- MUFC enterrado
Pensei em voltar, mas agora des-pensei, a não ser que um dia tenha tempo pra automatizar tudo.
Muito sacrifício pra zero benefício.
- Atendimento limitado
Apenas questões TÉCNICAS. E nada mais...
Perdeu conta, perdeu senha, está sendo vítima de crime, "bugou" alguma coisa... ok.
Pra conversar, pedir, chorar ... procura outro "ombro amigo".
- Em resumo:
Tudo que envolve relacionamento social, está descartado
Tudo que envolve dedicar tempo de forma "manual", em caso específico, adeus.
Temos sistemas para resolver quase tudo; e o que não temos, logo teremos.
Ah, e teremos também, em breve, uma IA pra lhe atender no WhatsApp, em meu lugar...
Acho que ninguém aí dedicou seu tempo ou gastou dinheiro para ser meu amigo, para ter carinho ou jogar conversa fora.
Ao contrário, alguns gastaram, ganharam temporadas, e com isso se acharam no direito de me considerar um inimigo. Os novos donos do jogo.
Todos gastaram seus recursos pra ter um bonequinho bonitinho e fortinho, e isso continua disponível.
O brinquedo está funcionando, e seguirá funcionando com a mesma qualidade que sempre teve. Trampo do otário aqui.
Não vou largar o servidor, JAMAIS.
Apesar de eventualmente cansado, ou sem tempo, eu amo mexer nesse jogo, e reafirmo que vou continuar mexendo enquanto tiver saúde pra isso, ainda que tenham 2 ou 3 jogadores. Do meu jeito e no meu tempo, as coisas vão continuar funcionando, e vão sempre melhorar. Como sempre foi, sempre será.
E vc pode estar pensando: mas é só uma fase...
E eu concordo. É uma fase sim, que logo passa. Mas logo vem outra.
É um ciclo vicioso, de petulância, de soberba, de arrogância.
E o pior: de acusações infantis e de demonstração gratuita de déficit intelectual, que dão nojo.
Coisas com as quais eu, definitivamente, não mais vou lidar. Infelizmente não sou um cara paciente...
Seja por gastar muito dinheiro, seja por ganhar uma temporada, seja por reportar um bug (ainda que não seja bug), sempre tem alguém que se sente com um poder sobrenatural para dizer coisas que eu não tô afim de ler/ouvir. Não mais.
E já que vc leu até aqui, vou deixar uma mensagem final para os três tipo de pessoas que espero encontrar com essa mensagem:
1. A pessoa da "tese conspiratória":
- O servidor vai falir.
- O Leandro está dizendo isso porque está com medo de ser processado.
- Chorão do caralho, ganhou 50 mil reais do MU no final do ano e fica fazendo drama.
- Tá querendo esconder tudo que faz de errado.
Bem, pra vc, do tipo 1, meu mais sincero FODA-SE!
2. A pessoa que reconhece meu trabalho, e a estupidez de grande parte do público:
- A você, peço: contenha-se. Não precisa lamentar nem me trazer palavras de conforto.
- Estou bem, estou ótimo, de saúde física e mental. Ah, financeiramente também.
A você, do tipo 2, meu agradecimento pelo reconhecimento.
3. A pessoa que vai entender, e ficar 'calada':
- A você meu profundo sentimento de admiração.
- Obrigado por isso. O mundo precisa de mais gente como vc.
Aqui começa uma nova fase.
E vamos FALIR da seguinte maneira:
Dia 11/01 começa a Temporada #41.
Com ela já virão as Armas Manticore.
E o que mais vem por aí, já que o ano está só começando ...
- Arvore de skill reformulada, com a cara do IconeMU;
- Brincos;
- Novas montarias (cavalo azul e dragão azul);
- Liberação dos pets Muun, com efeitos significativos pra nossa realidade;
- Novo sistema de Harmony;
- Configuração e liberação da classe Slayer;
- Reconfiguração e reativação do sistema elemental/pentagramas em PVP;
- Sistema de quests interno;
- Novo site e identidade visual;
- entre tantas outras possibilidades ...
De maneira técnica, sem emoção e sentimento algum, mas jamais com inverdade, eu te desejo um Feliz 2026.